As fortalezas de satanás

4 de fevereiro de 2017



"Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo." 2 Coríntios 10:3-5

Fazendo uma leitura detalhada dos versículos acima, é possível compreender que há um inimigo que deve ser combatido; um inimigo não no mundo visível, mas no invisível (espiritual). No mundo espiritual há apenas dois lados: Deus x satanás. Logo, a guerra trata-se de combater satanás e suas estratégias. 

Ao contrário do que muitos pensam, satanás existe e opera por meio da mentira e do engano. Por isso, não devemos subestimá-lo, muito menos ignorar a sua existência. Dessa forma, é necessário ter em mente duas coisas: que ele não é o causador de todos os problemas (com isso não estou falando que o diabo é "bonzinho", longe disso), mas também não é um simples marionete nas mãos de Deus, para que os desígnios dEle sejam cumpridos (pois alguns se utilizam dessa ideia ao afirmar que "quando Deus manda, até o diabo obedece", de um modo completamente errado, atribuindo a Deus tudo que acontece na vida delas. Não tem como Deus ter sido o autor de tanta desgraça no mundo, concorda?). O diabo possui vontades, planos, é analítico e sabe quando deve ou não agir, por isso devemos nos aprofundar nestas questões:

Nos versículos acima, a Bíblia enfatiza que estamos em uma milícia (guerra, propriamente dita). Os verdadeiros cristãos estão numa batalha contínua contra o príncipe desse mundo. Digo os verdadeiros cristãos, pois essa guerra tem início na conversão e só vai acabar quando Jesus voltar. Se você não se converteu dos seus maus caminhos, significa que você está lutando ao lado de satanás, não contra ele. Não basta ser convertido, deve ser aperfeiçoado no Espírito de modo contínuo, ou então você funcionará como embaixador de satanás dentro do reino de Deus, contribuindo para a destruição de pessoas que, outrora, estavam se firmando em Cristo (isso ocorre quando se baixa a guarda, ignorando os ataques do mal, levando em conta o lado "doce" de ser seguidor de Cristo). A postura de um guerreiro é de constante vigilância, cautela e desinteresse por questões fúteis (fofoca, picuinhas, vida dedicada ao prazer, etc).

O diabo, assim como Deus, possui um reino: o da mentira e engano. E, assim como Deus, ele quer propagá-lo. Como sabemos, o reino dos Céus é chegado a nós mediante o conhecimento da Verdade. Logo, o reino do diabo chega até alguém mediante o conhecimento da mentira. Dessa forma, arma estratégias para obter sucesso na disseminação dela. 

Já que essa guerra não tem a sua base no mundo sensível, de nada adiantará entrar nessa batalha lutando com a inteligência humana e a sabedoria natural. O reino do diabo é como uma fortaleza, então, lutar com armas humanas seria como tentar derrubar essa fortaleza com um estilingue, chutes e socos. É TOTALMENTE INÚTIL. Ainda deve se ter em mente que essa fortaleza não está parada, mas avança a todo tempo.

Essa fortaleza avança à medida que a mensagem  da mentira de satanás é disseminada. Que mensagem é essa? Voltemos aos versículos:

"Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus [...]"

Preste atenção ao verbo destacado. Ele passa a ideia de que uma ação está ocorrendo. Ou seja, a anulação dos sofismas e toda altivez está ocorrendo no mesmo momento da destruição das fortalezas. Nós sabemos que "a propaganda é a alma do negócio", sem disseminação de uma ideia, não há como haver crescimento no número de adeptos. Dessa forma, a mentira que é propagada para o avanço do reino diabólico são os sofismas e altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus. 
Que sofismas são esses? Ou melhor, o que são sofismas?

Segundo o dicionário, significa:

4. p.ext. infrm. mentira ou ato praticado de má-fé para enganar (outrem); enganação, logro, embuste.

Logo, sofisma trata-se de uma mentira maquiada a fim de parecer verdade, com a intenção de induzir alguém ao erro. No contexto que abordamos, sofisma é tudo aquilo que acaba sendo posto com o fim de desviar o foco da Verdade que conduz ao arrependimento. Os sofismas tem por foco conduzir o ser humano à altivez (orgulho) que se levanta contra o conhecimento de Deus. São classificados como sofismas: filosofias, seitas, crenças, ideias, ideologias, logismos em geral. 

Falamos tanto de guerra, mas há algo que devemos lembrar: onde se dá essa guerra?


A guerra ocorre na mente

Satanás trata de estabelecer uma fortaleza de engano na mente das pessoas, aprisiona os homens na mentira. E como isso ocorre?

Vamos fazer um recorte histórico, certo? Após a queda do muro de Berlim, surgiu uma corrente chamada pré-modernismo. Essa corrente tratou de trazer para o mundo o relativismo cultural, que nada mais é uma corrente filosófica que prega a inexistência de verdades absolutas: a verdade depende do ponto de vista de cada pessoa e do contexto que está ocorrendo (seria então uma verdade absoluta que diz que não há verdades absolutas). Dessa forma, há uma quebra nos padrões morais na sociedade - não há regras.

O relativismo é considerada a maior arma que o diabo possui, pois ela se infiltra em qualquer lugar, por ter aparência de liberdade, Em qualquer lugar mesmo, inclusive dentro da igreja. Numa sede de estar sempre se atualizando, acaba ocorrendo erros: Há uma mudança de conceitos dentro da igreja... Se há na Bíblia conceitos sobre como o culto deve ser realizado, forma de oração e adoração, são ignorados, pois "não importa a forma de adoração, desde que seja para Deus", "o que importa é a intenção do seu coração" e por aí vai. 

Ainda há algo pior, que é a relativização do pecado: a força que ele tem de afastar alguém para longe de Deus e a sua violência são ignorados... É como se o pecado agora fosse visto como algo "segundo a sua fé". Sobre isso, a Palavra de Deus é clara:

         "Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço!" Salmos 19:12

A palavra de Deus é A Verdade absoluta, suficiente. Tem erros que a gente faz e nem sabia que era erro, pois fomos conforme "a nossa fé". Deus tenha misericórdia de nós.

Quer saber o que é pecado? Vai na Palavra; quer saber o que é fé? Palavra. O que é adoração? Oração? Culto? VAI NA PALAVRA! Da próxima vez que estiver em dúvida sobre o que tem que fazer e alguém mandar você "ir na sua fé", vai na Palavra para ver se vai valer a pena "ir na sua fé". 

A estratégia do diabo não é perverter as pessoas, pois isso já é feito pelo pecado e a natureza humana, mas sim fazer com que as mentes estejam cativas contra a Verdade de Deus, através dos "ismos". Prova disso é Mateus 4 (a tentação de Jesus). O diabo distorcia o que está escrito para que houvesse argumento para pecar. A Bíblia não é aberta a relativismos. "Seja o seu 'sim', 'sim', e o seu 'não', 'não'; o que passar disso vem do maligno." Mateus 5:37.

Como vencer tudo isso?


"Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo." 2 Coríntios 10:5

O que é levar o pensamento cativo à obediência? É fazer com que as pessoas estejam presas ao pensamento de Cristo. Entretanto, quando vemos a palavra "presa" logo relacionamos à sofrimento, não confundamos isso agora. "Foi para a liberdade que Cristo nos libertou! Portanto, permanecei firmes e não vos sujeiteis outra vez a um jugo de escravidão." Gálatas 5:1,13. É necessário dedicar-se puramente aos ensinos bíblicos, à servidão para Cristo, uma vida de Santidade a Deus. É tornar-se escravo de Cristo. 

Caso você tenha se sentido confuso ou seduzido pelos por este mundo e o que ele oferece (a sua sabedoria), é sinal de que há pouca meditação na Bíblia. É preciso transbordar de conhecimento bíblico e sua aplicação no dia-a-dia. Para esmagar a fortaleza, além do jejum, oração e santificação, é preciso profundo envolvimento com as Escrituras, a ponto de você e elas serem um só, de tão parecidos que são.

Deus abençoe, na fé.

P.S.: Vamos continuar com o estudo sobre os atributos.

0 comentários:

Postar um comentário

Esse post te ajudou? Gostou dele? Conte para mim.